segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Chá do Samba

O Centro Cultural Cartola promoveu no último dia 22 de Outubro o primeiro grupo de discussão "Chá do Samba". A iniciativa tem o intuito de discutir a memória nas escolas de samba, estratégias de preservação e alternativas para tal feito.

Estiveram presentes o Departamento Cultural da Viradouro - André Lúcio, Anderclébio e Leonardo; Departamento Cultural da União da Ilha - Anderson Baltar e Thiago Lepletier; Grupo Portela Web - Fábio Pavão; Departamento Cultural do Salgueiro - Eduardo Pinto e Gustavo Melo; - Departamento Cultural da Mocidade - Pedro Simões; Cassiane Figueiredo, Primeira porta bandeira da Unidos do Vila Santa Teresa; Vinícius Natal, pesquisador do Centro Cultural Cartola, Rachel Valença, vice-presidente do Museu da Imagem e do Som e ex vice-presidente do Império Serrano e Nilcemar Nogueira, Coordenadora de Projetos do Centro Cultural Cartola.

A próxima reunião acontecerá dia 26 de Novembro, onde acompanharemos vídeos de desfiles antigos e realizaremos um "mini brechó" de raridades do carnaval carioca.

Maiores informações: 32345777.




domingo, 30 de outubro de 2011

Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho no dia de seu centenário

Texto João Pimentel

Maestrina Noemi Uzeda       Foto: Schana Rodrigues
 
Nelson Antônio da Silva, ou simplesmente Nelson Cavaquinho, foi um dos grandes símbolos da Estação Primeira de Mangueira e a encarnação do sambista romântico, visceral, que mais que compor, vivia a sua música em cada esquina, em cada viela, em cada bar e personagem. Foi também, ele mesmo, um grande personagem do samba e da cidade por suas histórias curiosas, por ser um herói do povo, um porta-voz dos anônimos que fazem a roda da vida girar. E foi ele, com seu enorme parceiro Guilherme de Brito, quem imortalizou os versos "Me   as flores em vida, o carinho, a mão amiga para aliviar meus ais/ Depois que me chamar saudade, não preciso de vaidade, quero preces e nada mais", alguns dos mais perfeitos da música brasileira. É uma pena Nelson não ter vivido para ver a criação do Centro Cultural Cartola, o trabalho de preservação da memória  de um de seus grandes amigos, de sua escola e do samba de uma forma geral. E certamente, com sua sensibilidade extrema, ele se emocionaria ao receber esta homenagem da Orquestra de Violinos formada por 80 crianças e adolescentes do complexo da Mangueira, na faixa entre 7 e 15 anos.

Ao criar a orquestra e consequentemente esta homenagem "Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho", o Centro Cultural Cartola dá sequência ao trabalho educacional informal de Neuma, que alfabetizou gerações de crianças da verde-e-rosa.  Iniciado quatro anos, este projeto integra o programa de inclusão social através da arte e de resgate da cidadania desenvolvido pelo Centro Cultural Cartola desde a sua fundação, em 2001.

Impossível não lembrar do samba definitivo de Rildo Hora e Sergio Cabral ao imaginar os meninos e meninas da Mangueira com seus violinos interpretando clássicos de Nelson como "Rugas", Notícia", "A flor e o espinho" e "Quando eu me chamar saudade". Definitivamente, é na Mangueira é onde se encontra "o passado, o futuro e o presente".


Foto: Schana Rodrigues


Foto: Schana Rodrigues
Foto: Schana Rodrigues



Foto: Schana Rodrigues















Foto: Schana Rodrigues


sábado, 29 de outubro de 2011

Encontro de Bambas na Estação do Samba


No próximo sábado, 05 de novembro, às 14h, o Centro Cultural Cartola promove mais uma edição do “Encontro de Bambas”. Desta vez, as homenageadas serão as Velhas Guardas da Estácio de Sá, Acadêmicos do Salgueiro e Império Serrano.
A Partideira Márcia Moura dará o tom da festa, recebendo convidados como o Grupo Precisão e Mariano Maia.
Quem estiver presente, ainda vai poder conferir o lançamento do CD de Jorginho China (EX- SAMBA PRA GENTE).
O samba vai pegar fogo e você vai se deliciar com uma saborosa feijoada e cerveja gelada. O ingresso custa R$ 10,00.
O CCC fica na Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira. Informações pelo fone 32345777.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Menestrel Nelson Cavaquinho é homenageado pela Orquestra de Violinos da Mangueira

Texto de Diana Aragão (jornalista, mangueirense, graças a deus e aos mestres da minha escola).




Foto: Schana Rodrigues

O Centro Cultural Cartola, bela iniciativa de sua diretora Nilcemar Nogueira, uma das netas de Agenor de Oliveira, o nosso mestre Cartola, desenvolve várias oficinas culturais através de patrocínios como os da Petrobras e dos Correios. Um destes projetos é a belíssima Orquestra de Violinos formada por 80 crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos moradores de Mangueira. E para homenagear um dos gênios mangueirenses, o cantor e compositor Nelson Cavaquinho que estaria completando 100 anos no dia 28 de outubro (ele morreu em sua casa no Jardim América em 18 de fevereiro de 1986) a Orquestra está se apresentando em vários locais tocando lindamente o repertório do mestre.  

Foto: Schana Rodrigues

A estreia aconteceu no dia 25 de outubro, no auditório dos Correios, no centro, reunindo ainda os convidados especiais Emílio Santiago e Janaína Reis. Como o palco era pequeno para toda a turma da orquestra, o jeito foi tirar os menorzinhos mas sem comprometer a atuação como um todo. Regidos pela maestrina Noemi Uzeda com competência apesar do duro golpe sofrido poucos dias antes (seu marido, o maestro e arranjador Leonardo Sá teve um infarto fulminante) os meninos mostraram que são muito aplicados exibindo competência e emoção nas interpretações de clássicos do cancioneiro Nelson Cavaquinho como “A flor e o espinho”, na parceria com Guilherme de Brito, a menos conhecida “Caridade”, parceria com Ermínio do Vale e “Palhaço”, na parceria com Washington Fernandes e Oswaldo Martins, entre outras. Foco para o solista Nathan H.do Amaral, cria da escola.

Foto: Schana Rodrigues
Registro também para a sempre ótima participação de Emílio Santiago cantando “Caridade”, “Folhas secas”, “Pranto de poeta”. Foco também para uma das mais belas músicas de Nelson, a “Juízo final”, na parceria com Élcio Soares e “Luz negra”, com Amâncio Cardoso. É enfim espetáculo bonito, à altura da grandiosidade de Nelson Antônio da Silva, o nosso eterno poeta Nelson Cavaquinho valendo lembrar que desde menino assistia seu pai tocar tuba na banda da Polícia Militar e seu tio Elvino, violino! Viva Nelson, Viva a Mangueira, Viva o Centro Cultural Cartola (Nilcemar Nogueira, Claudia Gonzaga, entre outros) e seus meninos.

Foto: Schana Rodrigues



Foto: Jeferson Pedro


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Orquestra de Violinos do CCC se apresenta amanhã na quadra da Mangueira

Se você perdeu a apresentação do lançamento do Projeto "Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho" na última terça-feira, 25, no Centro Cultural Correios, não pode deixar de comparecer amanhã, 28, na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Na ocasião, a Orquestra de Violinos do CCC estará realizando mais um show em comemoração ao Centenário de Nelson Cavaquinho, com participações especiais de Janaína Reis e Emílio Santiago.

Este Projeto tem como principal objetivo o caráter sócio-educativo e o potencial de inclusão cultural. Este é foco principal do Centro Cultural Cartola e seu apoiador, os Correios.

O evento começa às 19h, com entrada franca. A quadra da Mangueira fica na rua Visconde de Niterói, 1072. Maiores informações pelo fone 32345777.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Afinando os Violinos!

A Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola apresenta-se hoje, 25, no Centro Cultural Correios para o lançamento do Projeto Violinos de Cartola Tocam Nelson Cavaquinho, com participações especiais de Janaína Reis e Emílio Santiago.

Para que você possa ir conhecendo um pouco mais sobre o Projeto e, também cada uma das crianças, jovens e adolescentes que fazem parte da Orquestra, logo abaixo você confere algumas fotos do ensaio que ocorreu no CCC na noite de sexta-feira, 21 e sábado, 22, reforçando o desempenho de cada integrante que está inserido dentro deste projeto social, buscando sempre no exemplo de Cartola a referência para a construção da cidadania pela arte. Quem passou por lá e conferiu de perto o ensaio foi Haroldo Costa!

Este Projeto tem o Patrocínio dos Correios!







quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho

No próximo dia 25/10, às 18h30, a Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola estará no Centro Cultural Correios com o espetáculo "Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho".

O show, que contará com as participações especiais dos cantores EMÍLIO SANTIAGO e JANAINA REIS, faz parte das comemorações pelo centenário do mestre mangueirense, que completaria 100 anos em outubro.

O projeto, uma realização do Centro Cultural Cartola, tem o PATROCÍNIO CULTURAL DOS CORREIOS.

Entretanto, estas apresentações são apenas parcelas de um projeto que inclui muitos outros itens, tais como: aulas, palestras sobre a vida e a obra do compositor.

O mais importante, tanto para o CCC quanto para o apoiador cultural, os Correios, é o caráter sócioeducativo e o potencial de inclusão cultural.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Missa em comemoração aos 103 anos de Cartola!

Na última terça-feira, 11, véspera de feriado, o Centro Cultural Cartola foi palco de uma missa, celebrada pelo Padre Nilton Campos, em Homenagem aos 103 Anos de Cartola. Além da missa, a noite também foi de muita festa, com o lançamento do Enredo Carnaval 2012 da Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí com o tema: "Eternamente Tia Zica da Mangueira"!
Abaixo, você confere um pouquinho do que foi a festa!









terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Chá do Samba" no Centro Cultural Cartola!

O Centro Cultural Cartola convida você para o grupo de discussão "Chá do Samba", que agrega pessoas do mundo do samba interessadas em discutir e repensar a memória nas escolas de samba do carnaval carioca.
Temos a intenção de formar um grupo de discussão permanente, capaz de trocar informações sobre acervos, implementar ações que visem curar a memória das escolas e discutir políticas eficazes de preservação da memória do carnaval.

Sua participação é muito importante!

Data: 22/10/2011
Horário: 17 hs
Local: Centro Cultural Cartola
Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira
Tel:32345777 / 88698626- Vinícius

Por favor, confirme presença através do email cartola@cartola.org.br.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CINECLUBE CARTOLA apresenta!

Na próxima segunda-feira, 17 de outubro, às 17h, o CINECLUBE CARTOLA apresenta o Filme Lula - o Filho do Brasil. Este filme é brasileiro, lançado em 2009 e dirigido por Fábio Barreto. Inspirado na trajetória do ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, teve sua estréia no Brasil dia 01 de janeiro de 2010. Venha assistir conosco essa superprodução! O Centro Cultural Cartola fica na rua Visconde de Niterói, 1296 - Mangueira. Entrada Franca!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Exclusivo: confira o calendário dos ensaios técnicos no Sambódromo

A equipe do site CARNAVALESCO teve acesso, com exclusividade, ao calendário dos ensaios técnicos das escolas do Grupo A e Especial no Sambódromo para o Carnaval 2012. Confira abaixo:

Janeiro
Dia 8
19h - Lavagem e encontro das baterias
22h - Beija-Flor


Dia 13
20h - Império Serrano
22h - União da Ilha


Dia 14
19h - Paraíso do Tuiuti
20h - Rocinha
22h - Portela


Dia 15
19h - Renascer
20h - Mocidade
22h - Unidos da Tijuca


Dia 21
20h - Inocentes
22h - Porto da Pedra


Dia 22
19h - Santa Cruz
20h - Grande Rio
22h - Vila Isabel


Dia 27
20h - Cubango
22h - Império da Tijuca


Dia 28
20h - Estácio
22h - Imperatriz


Dia 29
19h - Viradouro
20h - União da Ilha
22h - Salgueiro


Fevereiro

Dia 3
20h - Vila Isabel


Dia 4
19h - Renascer
20h - São Clemente
22h - Porto da Pedra


Dia 5
20h - Mangueira
22h - Unidos da Tijuca


Dia 10
20h - Mocidade
22h - Salgueiro


Dia 11
20h - Portela
22h - Imperatriz


Dia 12
22h - Teste de som e luz do Sambódromo (Beija-Flor)


fonte: http://www.oterminal.com.br/carnavalesco

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A tarde do último sábado foi de festa no Centro Cultural Cartola!

O Centro Cultural Cartola promoveu no último sábado, 01 de outubro, o 2º Encontro de Bambas na Estação do Samba.
A Roda de Samba comandada pela Partideira Márcia Moura, prestou homenagem a  Velha Guarda da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho.

O evento ainda teve a participação do Grupo Precisão e do Jongo Tambo de Cumba.

Entraram na roda Onésio Meirelles, autor do livro "Mangueira no Tempo de Minha Avó", Geiza Kéti, filha de Zé Kéti, Vadinho, um dos interpretes da Estação Primeira de Mangueira, o Partideiro Ivan Milanês,  Janaína Reis e outros bambas.

Não perca nosso próximo encontro dia 05 de novembro !

 

                                                             Fotos: Jeferson Pedro






segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROJETO MEMÓRIA E TERRITÓRIO VERÃO NAS UPP´S

Amanhã, 4 de outubro, acontece a aula inaugural. Ainda dá tempo, inscreva-se e participe!!!

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 7, AS ESCOLAS DE SAMBA JÁ COMEÇAM A DEFINIR SEUS HINOS PARA O CARNAVAL DE 2012

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é...
é ruim da cabeça ou doente do pé!"

Essa é a ordem das finais dos sambas enredos que acontecerão no próximo final de semana nas escolas de samba do carnaval carioca! Fique por dentro dos sambas concorrentes na sua escola!!

07 de outubro (sexta-feira): Paraíso do Tuiuti e Império Serrano;

08 de Outubro (sábado): Grande Rio, Mangueira e Renascer de Jacarapeguá;

11 de outubro (terça-feira): Salgueiro;

14 de outubro (sexta-feira): Portela, Porto da Pedra e São Clemente;

15 de outubro (sábado):  Cubango, Unidos da Tijuca e Vila Isabel;

16 de outubro (domingo): União da Ilha e Mocidade Independente;

17 de outubro (segunda): Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense;

21 de outubro (sexta-feira): Acadêmicos de Santa Cruz;

22 de outubro (sábado): Unidos do Viradouro e Império da Tijuca;

28 de outubro (sexta-feira): Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá;

30 de Outubro (domingo): União do Parque Curicica (Acesso B).
 

SAMBA DA ALFORRIA COM SERGINHO MERITI NESTA SEXTA-FEIRA, 7, NO GRAJAÚ TÊNIS CLUBE

             O samba da Alforria  recebe na próxima  sexta-feira, 7, de Outubro,  a partir das 20h, o cantor e compositor  Serginho Meriti , no Grajaú Tênis Clube.

Saiba um pouco mais sobre o Samba da Alforria:
Serviço: Samba da Alforria recebe Serginho Meriti
Data: 7 de Outubro  (sexta-feira)
Local: Grajaú Tênis Clube - Av Eng Richard, 83 - Grajaú
Início: 20h
Entrada: Preço Popular:  R$ 10,00
Informações: 21 8384-5010 (Luciano Santos)
                       21 8384-5031 (Flávia Castro


O Samba da Alforria trouxe de volta ao Rio o clima saudoso do samba boêmio, executado com maestria, samba pra dançar e cantar.
Com um côro de pastoras, de respeito. A roda chama-se “Samba da Alforria”, por uma referência aos abolicionistas e também por vir na contra-mão do que é mais propagado. Libertação é a palavra de ordem do Samba da Alforria. Liberdade para tocar e cantar músicas maravilhosas que esquecidas pelas rádios mais populares, voltam ao seu lugar de origem: A boêmia carioca.

Classificação: 14 anos