segunda-feira, 29 de abril de 2013

Neguinho da Beija-Flor presta depoimento para o MUSEU DO SAMBA!

O Projeto realizado em parceria com o IPHAN e a Superintendência de Museus, recebe no próximo dia 07 de Maio de 2013 cantor, compositor e percussionista, Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes.

Intérprete da Beija-Flor de Nilópolis desde 1976, Neguinho é aquele que ocupa essa posição a mais tempo em uma mesma escola no carnaval carioca. Além de ser dono de uma voz inconfundível é também autor de sambas que caíram nas graças do povo, sendo um deles o antológico “O campeão” . Pela sua escola do seu coração, fez alguns sambas enredo e principalmente o notório samba exaltação “Deusa da Passarela”. Sua obra não se restringe a sambas enredo, compôs muitos sambas de meio de ano, em especial um obteve grande sucesso e ficou eternizado na voz de Almir Guineto: “Gamação Danada”. É uma das personalidades mais conhecidas do carnaval e se eternizou na passarela do samba através do seu grito de guerra “ olha a Beija-Flor ai gente..”. Este,será entrevistado na terça (07), no Centro Cultural Cartola, pelo projeto Memórias do Samba Carioca.


Local: Centro Cultural Cartola
Endereço: Rua Visconde de Niterói 1296, Mangueira.
A entrada é franca, com vagas limitadas.
Para confirmar sua entrada basta enviar e-mail para: cartola@cartola.org.br

Lembrando que os convidados devem chegar com meia hora de antecedência, sendo assim, as 18:00.

Aguardamos vocês!!!



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Visita da Escola Técnica Estadual Adolph Bloch

Em visita ao Centro Cultural Cartola, as professoras Maria Clara e Maria Catarina da Escola Técnica Estadual Adolph Bloch para realizar parceria de estudos para seus alunos da FAETEC - ETEAB. 


sexta-feira, 12 de abril de 2013

MUSEU DO SAMBA

"Parceiros e Amigos, 
Seguimos com nossa Missão.
Apoiados pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, 
Enfim nasce o museu do samba". (Nilcemar Nogueira)

Localizado no bairro da Mangueira, o Centro Cultural Cartola conta com o Museu do Samba Carioca, mergulhando na história das escolas de samba do Rio de Janeiro. Apresenta, entre outras, fantasias que remetem às alas mais tradicionais dentro das escolas; a variedade das matrizes do Samba Carioca de acordo com os parâmetros do IPHAN – Partido-Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo. Ainda, mostra os principais instrumentos que compõem a bateria de uma Escola de Samba, além de uma sala de vídeo onde é exibido o documentário das Matrizes do Samba Carioca, na ocasião de oficialização do samba como patrimônio imaterial. Querem saber mais sobre nossas novidades? 
Venham nos visitar!