segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gabrielzinho do Irajá é o grande vencedor do l Festival de Partido Alto do CCC


FOTOS: SALETE PERES

Neste domingo, 29, aconteceu a finalíssima do l Festival de Partido Alto do Centro Cultural Cartola, com apoio  do IPHAN e Ministério da Cultura.

O 1º colocado, foi Gabrielzinho do Irajá que compôs o samba de Partido Alto chamado "A vida na Cidade". Além de receber o Troféu Mestre Xangô, levou pra casa o prêmio em dinheiro no valor de três mil reais.

O 2º colocado foi Ivanísia da Vila Isabel, que compôs "A Vila é meu lugar", recebeu troféu e o prêmio no valor de dois mil reais.

O 3º colocado foi Newton da Portela com a composição chamada "Pescador Malandro" que também levou pra casa troféu e mil reais em premiação.

Os três vencedores ainda irão gravar um CD produzido por Paulão 7 Cordas, com participações de Zeca Pagodinho, Serginho Procópio, Marquinhos China, Renatinho Partideiro, Tantinho e Rody da Mangueira.












 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Centro Cultural Cartola revela a diversidade do Morro da Mangueira em documentário


FOTO: LABCULTURAVIVA
 O Blog Labculturaviva faz parte do programa de TV Ponto Brasil, um canal colaborativo dos Pontos de Cultura que retrata a riqueza da diversidade cultural brasileira. Esse projeto contou com o apoio do Ministério da Cultura, sendo realizado pela TV Brasil. Ao todo são 14 programas e  60 interprogramas, produzidos em 2009 e 2010.

Além dos filmes disponíveis, o projeto desenvolveu uma série de documentos, metodologias e materiais didáticos que estão disponíveis e liberados para uso. Entre eles está uma reportagem feita com o Centro Cultural Cartola, onde é revelada a diversidade de saberes que existe no Morro da Mangueira.  

FOTO: LABCULTURAVIVA

Acesse este link e fique por dentro da matéria completa: http://labculturaviva.org/node/1005 .

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Um sucesso a semifinal do Partido Alto

No próximo Domingo, 29, a partir das 16 horas, estaremos realizando a finalíssima do l Festival de Partido Alto, com
Coordenação de Paulão 7 cordas e Tantinho. Uma parceria com IPHAN (Ministério da Cultura).


O I Festival de Partido Alto tem como objetivo dar visibilidade às manifestações espontâneas. Mais do que uma disputa, visa fomentar a prática do partido alto, identificar e/ou promover uma nova safra de compositores, mantendo viva a arte do improviso no samba do Rio de Janeiro. Você não pode perder. Os seis finalistas são: Gabrielzinho do Irajá, Newton de Oliveira da velha guarda da Portela, Arnoldo Silva, Ernesto Pires, Ivanísia de Vila Isabel e Tiãozinho da Mocidade.

O CCC fica na Rua Visconde de Niterói, 1296 - Mangueira. A entrada é franca.

FOTOS: Schana Rodrigues 













quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lançamento do Livro As Três Irmãs

Na noite desta terça-feira, 17, aconteceu em grande estilo, o Lançamento do Livro As três Irmãs -  como um trio de penetras "arrombou a festa", que reúne 35 crônicas que contam as histórias de Beija-Flor, Imperatriz e Mocidade, escolas estas que modificaram os rumos do carnaval a partir dos anos 70.
O livro, com autoria de Alan Diniz, Alexandre Medeiros e Fábio Fabato, relembra o começo da era moderna do carnaval carioca, onde apenas quatro grandes escolas disputavam o título: Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano. Mas a brincadeira mudou a partir de 1976, quando três irmãs penetras também assumiram a posição de protagonistas da festa: Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Além da noite de autógrafos, os convidados conferiram de perto a apresentação das agremiações, Mocidade, Beija-Flor e Imperatriz que deram uma palinha dos sambas que irão apresentar na Sapucaí.

Estiveram presentes algumas personalidades do carnaval como Neguinho da Beija-Flor, Dominguinhos do Estácio, Tiãozinho da Mocidade, o casal de mestre sala e porta bandeira, Selminha Sorriso e Claudinho, Lucinha Nobre e Rogerinho, Rosa Magalhães, Pinah, Nilcemar Nogueira, Raquel Valença, Bruno Filipo, Diego Nicolau, entre outros.

FOTOS: SCHANA RODRIGUES