quarta-feira, 21 de maio de 2014

Centro Cultural Cartola resgata samba de terreiro com programação mensal

Toda última segunda-feira do mês o local promoverá roda de samba com uma escola diferente; a primeira será o Salgueiro

Foi nos terreiros das escolas de samba que surgiram obras inesquecíveis como 'Um rio que passou em minha vida' (Portela), 'A Deusa da Passarela' (Beija-Flor), 'Exaltação à Mangueira' e 'Salve a Mocidade!', entre tantas que embalam o canto dos apaixonados por suas agremiações e pela boa música. Integrante das matrizes do samba carioca, junto com o partido alto e o samba-enredo, o samba de terreiro é a estrela principal da roda que o Museu do Samba, do Centro Cultural Cartola, passa a realizar todas as últimas segundas-feiras do mês, a partir do dia 26 de maio. A cada edição, uma escola de samba participará com compositores, baianas e velha guarda, apresentando ao público grandes sambas de terreira da história da agremiação. Na estreia, a convidada será a Acadêmicos do Salgueiro, com participação como Nelson Sargento, Mestre Dionísio, Careca do Império, entre outros. 

A programação faz parte do projeto 'Memória das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro', conduzido pelo Museu do Samba com o objetivo de resgatar e incentivar a preservação e novas produções deste gênero musical, que em 2007 foi titulado patrimônio Cultural do Brasil. Matriz originalmente carioca, o samba de terreiro é conhecido atualmente como samba de quadra e é produzido pelos compositores ao longo do ano, fora das disputas de samba-enredo. A programação cultural é aberta ao público em geral e integra o programa do Ponto de Cultura GerAções do Centro Cultural Cartola – Museu do Samba Carioca - apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura

O samba começa sempre às 18h, e custa R$ 9,99. O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói , 1296 – Mangueira. Lembrando que quem vai aproveitar o samba, degusta os mais variados petiscos de boteco como frango a passarinho, feijão amigo, calabresa acebolada, entre outros, sempre acompanhado da cerveja gelada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário