sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Menestrel Nelson Cavaquinho é homenageado pela Orquestra de Violinos da Mangueira

Texto de Diana Aragão (jornalista, mangueirense, graças a deus e aos mestres da minha escola).




Foto: Schana Rodrigues

O Centro Cultural Cartola, bela iniciativa de sua diretora Nilcemar Nogueira, uma das netas de Agenor de Oliveira, o nosso mestre Cartola, desenvolve várias oficinas culturais através de patrocínios como os da Petrobras e dos Correios. Um destes projetos é a belíssima Orquestra de Violinos formada por 80 crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos moradores de Mangueira. E para homenagear um dos gênios mangueirenses, o cantor e compositor Nelson Cavaquinho que estaria completando 100 anos no dia 28 de outubro (ele morreu em sua casa no Jardim América em 18 de fevereiro de 1986) a Orquestra está se apresentando em vários locais tocando lindamente o repertório do mestre.  

Foto: Schana Rodrigues

A estreia aconteceu no dia 25 de outubro, no auditório dos Correios, no centro, reunindo ainda os convidados especiais Emílio Santiago e Janaína Reis. Como o palco era pequeno para toda a turma da orquestra, o jeito foi tirar os menorzinhos mas sem comprometer a atuação como um todo. Regidos pela maestrina Noemi Uzeda com competência apesar do duro golpe sofrido poucos dias antes (seu marido, o maestro e arranjador Leonardo Sá teve um infarto fulminante) os meninos mostraram que são muito aplicados exibindo competência e emoção nas interpretações de clássicos do cancioneiro Nelson Cavaquinho como “A flor e o espinho”, na parceria com Guilherme de Brito, a menos conhecida “Caridade”, parceria com Ermínio do Vale e “Palhaço”, na parceria com Washington Fernandes e Oswaldo Martins, entre outras. Foco para o solista Nathan H.do Amaral, cria da escola.

Foto: Schana Rodrigues
Registro também para a sempre ótima participação de Emílio Santiago cantando “Caridade”, “Folhas secas”, “Pranto de poeta”. Foco também para uma das mais belas músicas de Nelson, a “Juízo final”, na parceria com Élcio Soares e “Luz negra”, com Amâncio Cardoso. É enfim espetáculo bonito, à altura da grandiosidade de Nelson Antônio da Silva, o nosso eterno poeta Nelson Cavaquinho valendo lembrar que desde menino assistia seu pai tocar tuba na banda da Polícia Militar e seu tio Elvino, violino! Viva Nelson, Viva a Mangueira, Viva o Centro Cultural Cartola (Nilcemar Nogueira, Claudia Gonzaga, entre outros) e seus meninos.

Foto: Schana Rodrigues



Foto: Jeferson Pedro


Nenhum comentário:

Postar um comentário