domingo, 30 de outubro de 2011

Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho no dia de seu centenário

Texto João Pimentel

Maestrina Noemi Uzeda       Foto: Schana Rodrigues
 
Nelson Antônio da Silva, ou simplesmente Nelson Cavaquinho, foi um dos grandes símbolos da Estação Primeira de Mangueira e a encarnação do sambista romântico, visceral, que mais que compor, vivia a sua música em cada esquina, em cada viela, em cada bar e personagem. Foi também, ele mesmo, um grande personagem do samba e da cidade por suas histórias curiosas, por ser um herói do povo, um porta-voz dos anônimos que fazem a roda da vida girar. E foi ele, com seu enorme parceiro Guilherme de Brito, quem imortalizou os versos "Me   as flores em vida, o carinho, a mão amiga para aliviar meus ais/ Depois que me chamar saudade, não preciso de vaidade, quero preces e nada mais", alguns dos mais perfeitos da música brasileira. É uma pena Nelson não ter vivido para ver a criação do Centro Cultural Cartola, o trabalho de preservação da memória  de um de seus grandes amigos, de sua escola e do samba de uma forma geral. E certamente, com sua sensibilidade extrema, ele se emocionaria ao receber esta homenagem da Orquestra de Violinos formada por 80 crianças e adolescentes do complexo da Mangueira, na faixa entre 7 e 15 anos.

Ao criar a orquestra e consequentemente esta homenagem "Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho", o Centro Cultural Cartola dá sequência ao trabalho educacional informal de Neuma, que alfabetizou gerações de crianças da verde-e-rosa.  Iniciado quatro anos, este projeto integra o programa de inclusão social através da arte e de resgate da cidadania desenvolvido pelo Centro Cultural Cartola desde a sua fundação, em 2001.

Impossível não lembrar do samba definitivo de Rildo Hora e Sergio Cabral ao imaginar os meninos e meninas da Mangueira com seus violinos interpretando clássicos de Nelson como "Rugas", Notícia", "A flor e o espinho" e "Quando eu me chamar saudade". Definitivamente, é na Mangueira é onde se encontra "o passado, o futuro e o presente".


Foto: Schana Rodrigues


Foto: Schana Rodrigues
Foto: Schana Rodrigues



Foto: Schana Rodrigues















Foto: Schana Rodrigues


2 comentários:

  1. Ao Centro Cultural Cartola

    Parabéns por todas as iniciativas de valorização dos nossos compositores. Bambas como Cartola, Nelson Cavaquinho. Envio o link do meu blog O NINHO E A TEMPESTADE, onde postei minha homenagem ao querido mestre Nelson Cavaquinho.
    http://oninhoeatempestade.blogspot.com/2011/10/nelson-cavaquinho-iii.html

    Abraço carinhoso
    Maysa

    ResponderExcluir